Foi publicado um estudo no panfleto informativo online de 20 de Março de 2009 da Proceedings of the National Academy of Science, em que o autor do estudo, Rabindra Tirouvanziam, um instrutor em medicina pulmonar pediátrica no Stanford University Medical Center and Lucile Packard Children’s Hospital, aborda a influência dos neutrófilos nos danos pulmonares severos sofridos pelos pacientes de fibrose cística.
O autor do estudo conta que “os pacientes com fibrose cística têm um problema em desligar a resposta inflamatória nos pulmões.” Descobriram nos estudos que “os neutrófilos dos pacientes ficam algo esquizofrénicos, fazendo um número de coisas que são opostas ao que normalmente seria o papel dos neutrófilos.”
Durante muito tempo pensou-se que os neutrófilos atacavam e destruíam bactérias que ficavam presas no excesso de muco que se acumula nos pacientes de FC. Mas algo corre mal, e os neutrófilos morrem rapidamente nos pulmões, libertando enzimas que destroem tecido corporal.
Tirouvanziam e os colegas descobriram que é o tecido dos pulmões dos pacientes que reprogramam os neutrófilos com mensagens conflituosas que os “baralham”.
Como resultado, os neutrófilos libertam uma enzima que destrói o tecido pulmonar. Em pessoas saudáveis os neutrófilos nunca libertam essa enzima em tecido corporal.
Estas descobertas podem originar novos alvos de tratamento de FC.
Glossário:
Neutrófilos – Fazem parte do grupo dos leucócitos, que são os defensores do nosso organismo, entre as suas funções destaca-se a fagocitose, que se baseia em ingerir os invasores, matando-os e aproveitando, se possível, as suas proteínas.
Fonte: http://health.discovery.com
Roberto Luís
Nua I
Há 15 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário