sexta-feira, 22 de maio de 2009

Definição virologia

Virologia é o estudo dos vírus e suas propriedades. O estudo dos vírus constitui, desde há alguns tempos a esta parte, a mais significativa base da maior parte do aumento do moderno conhecimento científico nas áreas da Biologia, em que se incluem em geral a Biologia Molecular e a Genética e em particular as aplicações às Ciências da Vida.


O que são Vírus?

A palavra vírus tem a sua origem no latim e significa toxina ou veneno. O vírus é um organismo biológico com grande capacidade de auto multiplicação. É um agente capaz de causar doenças em animais e vegetais.
Os vírus são seres acelulares, constituídos principalmente pela cápside que é uma camada proteica, pelo património genético, e podendo ter ou não um invólucro em seu torno. Os vírus são entidades potencialmente patogénicas intra celulares obrigatórias cujo património genético (ácido ribonucleico ou desoxirribonucleico, nunca os dois) se replica no interior das células vivas, usando a maquinaria sintética celular das células invadidas para se reproduzirem para formar a síntese de partículas novas que podem transferir o genoma para outras células.

Esta definição por si só aponta já para uma importante característica dos vírus: são entidades intracelulares obrigatórias. Os vírus não têm metabolismo, não produzem energia, não crescem e não se dividem. Eles limitam-se a fornecer à célula infectada a informação genética a ser expressa pelo equipamento celular e todo isto à custa da energia obtida pela célula.

Conforme o vírus se encontra no espaço intra ou extra celular, é lhe dada uma diferente designação. Assim quando temos a partícula no interior de uma célula dizemos tratar-se de um vírus mas quando esta se encontra no meio extra celular devera-se usar o termo virião ou partícula viral.

Fábio Espanhol

Sem comentários: