quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Rastreio sobre doenças genéticas

Em inicios de Junho de 2007 foi feito um rastreio que na altura foi o maior rastreio de sempre, com 50 equipas, a Welcome Trust, e analisaram o genoma de dois mil pacientes para cada uma das doenças pretendidas, e de três mil pessoas sãs.

Os resultados foram publicados na segunda semana desse mês na revista científica Norte-Americana Nature. Mostraram que numerosos genes influenciam a predisposição para doenças bipolares, mas que cada gene tomado individualmente representa um risco muito pequeno. Outro exemplo: um único gene aumenta a probabilidade de sofrer de uma doença cardíaca em 20 por cento em doentes que possuam duas cópias desse gene.
Os investigadores descobriram tambem um gene, o "PTPN2" que está envolvido na regulação do sistema imunitário, que é de facto uma ligação entre duas doenças diferentes, o diabetes de tipo I, e a doença de Crohn (doença inflamatória no intestino).

Estes são exemplos entre as variadas doenças genéticas que foram investigadas. Poderei tratar algumas delas em publicações posteriores.
Mas, obviamente, não está tudo nos genes. É preciso manter um estilo de vida saudável, mais vale prevenir que remediar!

Roberto

FONTE: http://coursejournal_medicina.blogs.sapo.pt/30068.html

Sem comentários: