sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Prémio L'Oreál - A Neurologia em Portugal

O prémio L’Oréal da ciência foi instituído em Portugal em 2004 pela L’Oréal Portugal, pela Fundação Nacional da UNESCO e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia que distinguem e apoiam anualmente jovens investigadoras portuguesas.

Duas das três premiadas do ano passado investigam doenças neurodegenerativas e o júri, presidido por Alexandre Quintanilha, escolheu-as de entre 40 investigadoras pelos seus trabalhos prometerem bons resultados e pelo contributo que as suas descobertas trarão aos países mais industrializados, onde há grande incidência destas doenças.

Susana Solá, de 32 anos, é doutorada em Farmácia e estuda os mecanismos moleculares
envolvidos nestas doenças (exemplo: Alzheimer), e Paula Moreira, de 33 anos, é doutorada em Ciências Biomédicas e estuda o impacto da diabetes nestas doenças neurodegenerativas.

“No decurso do seu trabalho, Susana Solá está a tentar esclarecer a relação entre as mutações do gene responsável por distintos níveis de agregação daquela proteína (B-amilóide, que se deposita nos vasos sanguíneos do cérebro, e se encontra na origem da Alzheimer) e os seus diferentes graus de toxicidade no cérebro, nesta doença. Paralelamente, a jovem cientista está a testar a possibilidade de um neuroprotector, chamado TUDCA, poder retardar a morte das células cerebrais.”

Como podemos todos ver, em Portugal também se podem fazer grandes descobertas. É bom saber que o nosso país aposta na ciência com estes prémios e que as nossas cientistas se encontram no bom caminho!



FONTE: Diário de Noticias de dia 10 de Novembro de 2008, pág. 30.

Sem comentários: