quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

IMM

O Instituto de Medicina Molecular (IMM) identificou no inicio de Outubro do ano passado um mecanismo através do qual se desenvolvem leucemias em seres humanos.


«O grupo estudou exaustivamente a proteína PTEN, que actua nas células humanas como entrave ao desenvolvimento de tumores. O que eles descobriram, explicou o director da Unidade de Biologia do Cancro do IMM, foi um mecanismo novo que permite que um gene que trava a progressão dos tumores seja desregulado, aumentando a possibilidade de destruição das células malignas sem afectar as normais»


«”Conseguindo fazer terapias mais selectivas estaremos a diminuir os potenciais efeitos secundários das quimioterapias, e esse é o objectivo do nosso trabalho a longo prazo”, congratulava-se João Barata (líder do IMM), satisfeito com os resultados da equipa»


O IMM tem ido mais longe, já realizou estudos em doentes com SIDA que ajudaram a compreender o porquê de causar uma depleção dos linfócitos T CD4+, descreveu novos efeitos tóxicos que certos medicamentos provocam no fígado e sobressaiu ao identificar novos mecanismos moleculares que participam na diferenciação de células do sangue. É sempre bom estar a par destas descobertas!


Mais informação na próxima publicação, que está para muito breve! Excepcionalmente sobre outro tema que achei interessante.



FONTE: Notícias Sábado’ 144, parte integrante do Diário de Noticias de 11 de Outubro de 2008.

Sem comentários: